NOVIDADESSUPORTECONTATOTREINAMENTOFACEBOOK
steelgraphics
55 (54) 3342-4850

TECNOMETAL 4D ULTIMATE: o mais completo

Solução para dimensionamento, verificação de ligações, modelos 3D, desenhos de fabricação e diagramas de montagem.

TECNOMETAL 4D ULTIMATE

Com TecnoMETAL 4D ULTIMATE você dimensiona sua estrutura, verifica suas ligações e ao mesmo tempo está desenvolvendo seu modelo 3D.

Após o Modelo 3D ser concluído é possível gerar os desenhos de fabricação, diagramas de montagem, listas de materiais e parafusos, croquis para fabricação.

COMPLETO
PARA SUA EMPRESA

Porque que o mais completo?

Dimensione a estrutura metálica utilizando como solver os software: SAP2000 ou XFINEST.

Permite executar a verificação de acordo com as normas: CNR, EC3, NTC2008, AISC, ABNT NBR.

Possível considerar vento em estruturas abertas de acordo com as normas: ASCE 7-10 e EC1 - EN 1991-1-4.

O trabalho realizado pelo calculista é aproveitado pelo projetista gerando grande economia de tempo.

Veja outros pontos fortes dessa ferramenta

O TecnoMETAL 4D Ultimate tem todas as funções do TecnoMETAL 4D Premium Design além as funções abaixo.

MÓDULO DE CÁLCULO

TecnoMETAL Structural Analysis é um pré e pós-processador de soluções pelo método dos elementos finitos que utiliza TecnoMETAL/CAD como sua interface gráfica de entrada. Você pode usar o processador interno (XfinestSG) ou se preferir, utilizar o processador SAP2000®. Este consegue que seja gerado um desenho esquemático das estruturas de aço modelada, através de um modelo matemático para utilização do método dos elementos finitos.

RELATÓRIOS DE CÁLCULO

O relatório de cálculo pode ser impresso com vários idiomas e unidades de medida. O relatório digital está em formato HTML, portanto, pode ser uma base customizável flexível. Estão presentes qualquer relatório predefinidos onde os parágrafos estão relacionados ao modelo final ou tensões limites ou à verificação das conexões.

MÓDULO DE VERIFICAÇÃO

O modelador interno TECNOANALYSiS cria através da entrada de dados, um modelo para os elementos finitos da estrutura de acordo com o modelo realizado pelo usuário no ambiente CAD. O modelo matemático será representado por um modelo tridimensional utilizando elementos de barras/beam, e podendo assim visualizar os números dos nós e barras. O processador é capaz de resolver completamente a estrutura com base na configuração das normas técnicas adotadas. Assim, é possível visualizar os deslocamentos nodais, as deformações modais, as reações atuantes nas ligações, o valores de carga nos elementos de barras, os diagramas de tensão das barras, tanto para a condição de carga específica, quanto para suas combinações e também os diagramas de esforço atuantes na estrutura para as condiçoes acima.

VERIFICAÇÕES

Após o processamento, e no ambiente de pós-processamento TecnoAnalysis, é possível solicitar uma verificação global de todos os elementos de aço e obter através de gráfico de cor um resultado desta verificação. Desta forma, você obterá informações se as peças atendem ou não ao dimensionamento conforme norma técnica selecionada e a dispoem de recurso para realizar correções em geometría/seção ou materiais. Há uma exibição simplificada nas cores verdes e vermelhas para destacar os perfis não selecionados. Os perfis alterados para cumprir as verificações são substituidos no ambiente CAD para simplificar a atualização do modelo e projeto.

VERIFICAÇÃO DAS LIGAÇÕES

Uma vez que o modelo foi processado, é possível verificar as ligações de acordo com as normas técnicas EuroCode 3 (EC3), AISC, ABNT NBR. O módulo de verificação de ligações permite o desenho geométrico interativo e versátil da ligação de aço no banco de dados TecnoMETAL ou para criar novos, podendo atualizar o mesmo banco de dados. A interface de entrada de dados da ligação é comum com os outros módulos e permite inserir detalhadamente as características de geometria e materiais. Para facilitar o projeto da conexão, você possui perfis, tipos de ligações, soldas, enrijecedores e ligações de bases e materiais (sistemas de aço, soldas e parafusos). As ações solicitantes são diretamente transferidas do modelo elementos finitos, mas também podem ser inseridas manualmente ou por importação.

NORMAS

Dentro do TecnoMETAL 4D estão os seguintes padrões normativos para verificar a estrutura: CNR10011, Euro Code 3 (EC3), AISC, ABNT NBR8800; as seguintes regras para a aplicação do IBC2006, Normas Técnicas de Construção de 2008 (NTC2008). As configurações de cálculo e verificação da estrutura são realizadas no ambiente integrado TecnoMETAL, onde você pode escolher o padrão de referência, as unidades de medida para definir as cargas e podem ser modificadas a qualquer momento durante a verificação, como os fatores importantes da estrutura de acordo com sua utilização física, coeficientes de segurança e outros parâmetros de acordo com a norma adotada.

CONFIGURAÇÕES DE CÁLCULO

As configurações de cálculo e verificação, são baseadas na norma escolhida (NBR, AISC, EC, NCR), sendo adotados os valores padrão de verificação e dimensionamento conforme prescrição normativa adotada e podendo ser estes personalizados e/ou alterados. Entre os parâmetros podem ser alterados: a escolha da tipologia estrutural; fatores estruturais relacionados à capacidade de plastificação da estrutura; Para análise sísmica, os espectros de projetos podem ser redefinidos completamente pelo usuário para normas IBC2006 e NTC2008; escolha do tipo de análise de frequência natural “modal”. Para os regulamentos da AISC, é possível escolher entre as versões de 2005 e 2010. No padrão NTC2008, a hierarquia de resistências pode ser usada para os tipos "estruturais", com contrações diagonais concêntricas ", com controvérsias concêntricas para V "," com controvérsias excêntricas".

INSERÇÃO, CARREGAMENTOS E VÍNCULOS NO MODELO

As restrições/condições de apoio e as cargas estão incorporadas no ambiente de CAD. A definição das cargas ocorre no ambiente TecnoMETAL 4D integrado ou diretamente no ambiente CAD. As cargas podem ser de tipo concentrado/pontual, lineares, superficiais/por área e térmicas e também pode ser inserido deslocamentos impostos pelo usuário, e depois de os ter definido as condições de pré-processamento, você pode inseri-los no modelo. As restrições podem ser com múltiplos graus de liberdade, podendo restringir estes nas 6 direções, e ainda podendo atribuir grau de rigidez e/ou restrição parcial.

Quer saber mais?

Descubra como a Steel&Graphics pode ajudar
você e a sua empresa.

55(54) 3342-4850

FAÇA MAIS COM O
TECNOMETAL 4D ULTIMATE

Se você quer otimizar seu tempo e executar todo seu trabalho na mesma plataforma, o TecnoMETAL 4D ULTIMATE é a solução perfeita para você.

COMPRAR Alugar licença